CLBM ADVOGADOS ADVOCACIA DIADEMA SÃO BERNARDO ABC

Escritório Jurídico Direito Empresarial no ABC

Direitos do trabalhador em caso de pedido de demissão

Foto de Fernando Merlini

Como sabemos, existem várias formas de rompimento do contrato de emprego e o que mais gera dúvidas é o pedido de demissão.

O pedido de demissão ocorre quando o empregado pretende deixar a empresa, sem que a empresa tenha dado qualquer motivo grave para a rescisão do contrato, pois ressaltamos que, se a empresa praticou ato grave que impede a continuidade do contrato (atraso de salários, ofensas ao trabalhador, etc), o trabalhador não deve pedir demissão e sim ingressar com ação de rescisão indireta, aplicando justa causa à empresa.

Assim, o pedido de demissão ocorre quando, por exemplo, o contrato de trabalho não é mais agradável ao trabalhador (por exemplo, conseguiu novo emprego, vai mudar com a família a um local distante, etc) e, para rescindi-lo, o mesmo deve apresentar um documento chamado carta de demissão, onde podem ser escritos os motivos da saída ou simplesmente constar que a saída se dá por motivos pessoais ou de foro íntimo.

Outra ideia equivocada é de que o trabalhador que pede demissão perde todos os seus direitos. O trabalhador que pede demissão tem direito ao recebimento de 13º salário proporcional, férias vencidas e proporcionais + 1/3 e saldo de salários.

Quanto ao FGTS, o trabalhador não o levanta, contudo, não o perde, pois tal importe fica depositada em sua conta fundiária até que surja algum motivo que possibilite o levantamento, ex: 3 anos sem registro em carteira, aposentadoria, aquisição de casa própria, etc.

Por fim, vale ressaltar que, tanto o empregado quanto o empregador devem conceder aviso prévio um ao outro. Ou seja, com o pedido de demissão, o empregado deve continuar trabalhando por mais 30 dias (período de aviso prévio), pois caso contrário, o patrão poderá descontar o valor do aviso prévio de sua rescisão, salvo se o próprio patrão não quiser que o empregado cumpra o aviso ou então se o pedido de demissão tenha se dado em razão obtenção de novo emprego.

Autor: Dr. Fernando Merlini - Especialista em Direito do Trabalho. Advogado trabalhista Diadema, ABC, Grande São Paulo, SP
(11) 4044-6838 - fmerlini@clbm.com.br - whatsapp (11) 9.9347-7518
www.clbm.com.br

Share this post: 
Foto de Fernando Merlini
Fernando Merlini
Advogado graduado em 2002 pela Faculdade de Direito São Bernardo do Campo. Professor e palestrante em diversos temas de Direito do Trabalho, Direito Processual do Trabalho, Direito Constitucional e Administrativo. Pós-Graduado em Direito e Processo do Trabalho pela Escola Paulista de Direito. Pós-Graduando em Direito Tributário pela Escola Paulista de Direito. Sócio do escritório Corradi e Merlini Sociedade de Advogados, situado no ABC paulista, onde gerencia o setor de Direito do Trabalho e Previdenciário, atuando, principalmente, como advogado de empresas. Possui vasta experiência na elaboração de pareceres (legal opinion) e auditorias trabalhistas (due diligence). É membro ativo do CIESP – São Bernardo do Campo e da OAB – Subsecção Diadema, nesta como um dos coordenadores da Assistência Judiciária.