CLBM ADVOGADOS ADVOCACIA DIADEMA SÃO BERNARDO ABC

Escritório Jurídico Direito Empresarial no ABC

Receita Federal tem prazo de 360 dias para analisar petições, defesas ou recursos administrativos apresentados pelo contribuinte.

Foto de Fernando Merlini
  • Receita Federal tem prazo de 360 dias para analisar petições, defesas ou recursos administrativos apresentados pelo contribuinte.

Segundo o artigo 24 da Lei 11.547/2007, a Receita Federal possui o prazo de 360 dias para analisar petições, defesas ou recursos administrativos apresentados pelo contribuinte.

Como sabemos, é muito comum a extrapolação desse prazo legal, o que pode causar diversos prejuízos econômicos às empresa, em razão da insegurança jurídica gerada.

Em razão disso, quando esse prazo for extrapolado, o contribuinte deve procurar seu advogado de confiança e ingressar com ação judicial chamada de mandado de segurança, com pedido de liminar.

Caso referida ação seja acolhida pelo Juízo, poderá ser fixada um prazo para que a Fazenda Pública conclua a análise que deve ser feita, podendo ser estabelecida uma multa diária, em favor da empresa.

Em processo recente que atendemos em nosso escritório, o pedido de impugnação foi apresentado à Receita Federal em agosto de 2012, mas até novembro de 2016 ainda não havia sido analisado, o que estava causando prejuízos ao nosso cliente. Em referido processo, foram citados precedentes do STJ que tratam da necessidade de duração razoável do processo.

Share this post: 
Foto de Fernando Merlini
Fernando Merlini
Advogado graduado em 2002 pela Faculdade de Direito São Bernardo do Campo. Professor e palestrante em diversos temas de Direito do Trabalho, Direito Processual do Trabalho, Direito Constitucional e Administrativo. Pós-Graduado em Direito e Processo do Trabalho pela Escola Paulista de Direito. Pós-Graduando em Direito Tributário pela Escola Paulista de Direito. Sócio do escritório Corradi e Merlini Sociedade de Advogados, situado no ABC paulista, onde gerencia o setor de Direito do Trabalho e Previdenciário, atuando, principalmente, como advogado de empresas. Possui vasta experiência na elaboração de pareceres (legal opinion) e auditorias trabalhistas (due diligence). É membro ativo do CIESP – São Bernardo do Campo e da OAB – Subsecção Diadema, nesta como um dos coordenadores da Assistência Judiciária.